A importância do reflorestamento para os biomas
Vivaldo José Breternitz (*)
O desmatamento e a degradação de grandes áreas estão entre os maiores desafios para a preservação dos biomas.
Formas de enfrentar esses desafios são o florestamento e o reflorestamento, preservando e recuperando áreas atingidas.
O reflorestamento é caracterizado pelo processo de repovoar, de forma consciente e adequada, ambientes que sofreram uma redução significativa na cobertura vegetal. Essa redução é provocada, na grande maioria das vezes, por ações dos seres humanos, especialmente para expansão urbana, mineração, atividades agrícolas e pecuárias. Em algumas ocasiões, as causas também podem ser naturais, como por exemplo, quando ocorrem incêndios florestais.
Já o florestamento, consiste no plantio de espécies em regiões que não contavam com cobertura vegetal adequada, até mesmo em áreas urbanas – a criação de jardins ou o simples plantio de árvores em calçadas podem ser enquadrados nesse tipo de ação.
Os principais benefícios dessas atividades são o aumento da permeabilidade do solo, evitando enchentes causadas por chuvas e alimentando nascentes, a melhoria da qualidade do ar e a absorção do dióxido de carbono (CO²), um dos gases responsáveis pelo aumento do “efeito estufa” e pelo aumento da temperatura na Terra.
É fundamental a conscientização da população acerca desses assuntos, bem como a ação de governos locais buscando desenvolver projetos de florestamento e reflorestamento.
(*) Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – vjnitz@gmail.com
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto desenvolvido pela EDUCA WEB RADIO com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2024.
Com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, a EDUCA se une a essa iniciativa para promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Brasil.
#SNCT; #CNPq; #MCTI; #Mackenzie; #UFPR; #LEBIO; #EDUCAWEBRADIO
@SNCT; @CNPq; @MCTI; @ECOOCEANOBRASIL; @educawebradio; @UFPR; @MACKENZIE1870
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Experimente! Curta! Compartilhe!
Escute direto via site: www.educawebradio.com.br