EDUCA WEB RADIO
Sundar Pichai: se a bolha de IA estourar, ninguém escapará ileso
Por Vivaldo José Breternitz
Publicado em 23/11/2025 22:18
Ciência & Tecnologia

Sundar Pichai: se a bolha de IA estourar, ninguém escapará ileso

  Vivaldo José Breternitz (*)

 

Sundar Pichai, CEO da Alphabet, empresa-mãe do Google, afirmou que nenhuma empresa sairá ilesa se inteligência artificial for uma bolha e estourar.

Em entrevista à BBC, Pichai disse que a atual onda de pesados investimentos em IA é um "momento extraordinário", com "elementos de irracionalidade" no mercado, confirmando a opinião de muitos analistas. A declaração lembra os alertas de "exuberância irracional" que soaram antes do estouro da bolha das empresas de internet, acontecido no início do ano 2000

Questionado sobre como o Google lidaria com o eventual estouro de uma bolha, Pichai disse acreditar que a empresa poderá enfrentar a tempestade, mas acrescentou: "Acho que nenhuma empresa estará imune, incluindo a nossa".

As ações da Alphabet já subiram cerca de 46% este ano, com os investidores apostando na sua capacidade de competir com a OpenAI, criadora do ChatGPT, mas nos mercados americano e europeu, as preocupações sobre os altos preços das ações das empresas de IA estão se tornando maiores.

Na entrevista à BBC, Pichai lembrou que a Alphabet pretende investir 5 bilhões de libras (cerca de R$ 32,8 bilhões na cotação atual), ao longo de dois anos, em infraestrutura e pesquisa de IA no Reino Unido, incluindo um novo centro de dados e expansão da DeepMind, seu laboratório de IA com sede em Londres.

Pichai disse também que o Google começará a treinar modelos de IA no Reino Unido -essas iniciativas reforçam as esperanças do Primeiro-Ministro Keir Starmer no sentido de que o país venha a ser a terceira superpotência mundial em IA, logo atrás dos Estados Unidos e da China.

Pichai também alertou para as necessidades energéticas "imensas" da IA e disse que as metas de zero emissão de carbono da Alphabet serão adiadas à medida que a empresa aumentar sua capacidade de computação.

Tudo isso, se a bolha não estourar - empresários da área, como Clem Delangue, CEO da Hugging Face, uma startup da área de IA que vale US$ 4,5 bilhões, acredita que isso vai acontecer em 2026.

(*) Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – vjnitz@gmail.com.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!