EDUCA WEB RADIO
Microsoft anuncia o mais poderoso data center do mundo
Por Vivaldo José Breternitz
Publicado em 07/10/2025 15:00
Ciência & Tecnologia

 

Microsoft anuncia o mais poderoso data center do mundo  

Vivaldo José Breternitz (*)

A Microsoft acaba de anunciar seus planos para inaugurar, no início de 2026, o que deverá ser o data center para inteligência artificial (IA) mais poderoso do mundo.

Batizado como Fairwater, o data center fica em Pleasantville, Wisconsin, e será dedicado especificamente ao treinamento e à execução de modelos de IA em larga escala; o complexo se estenderá por quase 1,3 milhões de metros quadrados, contendo três edifícios com área construída de cerca de 112 mil metros quadrados projetados para abrigar "centenas de milhares" de GPUs Nvidia GB200 e GB300, como disse a empresa.

Satya Nadella, CEO da Microsoft, revelou no X (antigo Twitter) que essas GPUs serão terão um desempenho dez vezes superior ao do supercomputador mais rápido da atualidade. A comparação provavelmente se refere ao Colossus da xAI, que utiliza mais de 200 mil GPUs e consome 300 megawatts de energia. A Microsoft não especificou o número exato de GPUs e o consumo de energia previsto para o Fairwater.

Um dos pontos de destaque do data center é seu sistema de resfriamento de água em circuito fechado, que a empresa afirma resultar em "zero desperdício de água"; o abastecimento de água será feito uma única vez, durante a construção. A Microsoft diz que se trata da segunda maior planta de resfriamento a água do mundo; a água quente será resfriada por 172 ventiladores de 6 metros de diâmetro antes de retornar para resfriar as GPUs novamente – sistemas de refrigeração a ar também farão uma parte desse trabalho.

A Microsoft disse estar empenhada em evitar o aumento dos custos de eletricidade para as comunidades vizinhas – será preciso ver para crer...

Além do Fairwater, a Microsoft disse que pretende construir vários outros data centers semelhantes em outras localidades dos Estados Unidos.

O impacto ambiental dessas estruturas precisa ser verificado cuidadosamente.

.

(*) Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – vjnitz@gmail.com.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!